O renascimento da BMW foi consolidado em 1962 com o lançamento da “Neue Klasse”, inicialmente com o BMW 1500, projetado com foco no mercado americano. Este foi um período de ouro para a BMW, trazendo lucros significativos e estabilizando financeiramente a empresa. Este projeto começara em 1959, com a famosa reunião de 9 de dezembro. Neste infame dia, Herbert Quandt viu uma oportunidade de salvar a BMW de cair nas mãos do grupo Daimler-Benz. Os carros que vieram foram de fato uma classe nova de automóveis para fábrica bávara, apresentando uma brilhante engenharia de modo acessível ao público. A BMW 520 foi uma evolução direta desta “Neue Klasse”, melhorada em todos os sentidos.
O design da 520i E12 representou uma colaboração inédita entre o Studio Bertone, sob a tutela de Marcello Gandini, e o designer francês Paul Bracq. Iniciou-se com protótipo BMW 2002ti Garmisch, um sedan de 2 portas apresentado em 1970 no Salão de Genebra. Bracq assumiu a chefia do design, enquanto Gandini ficou responsável pelo desenho externo. Diversas alterações foram feitas na carroceria antes da produção, mas ainda é possível notar traços do design de Gandini na grade dianteira, grade para saída de ar no capô, e nos acabamentos da coluna C, que lembram o estilo encontrado nos cílios da Lamborghini Miura.
Para desenvolvimento da carroceria, a BMW utilizou computadores para calcular a zona de impacto pela primeira vez, incorporando diversos itens de segurança, como roll bars no teto. Este modelo representou um grande avanço em direção à modernidade, apresentando uma nova linguagem de design. Mecanicamente, o motor M10, que com mais de 10 anos desde o lançamento, continuava formidável, com bloco de ferro e comando de válvulas único no cabeçote. Inicialmente, o carro foi lançado com um motor 2.0 carburado, mas em 1973 passou a ter a opção de injeção mecânica Kugelfischer, que aumentou a potência e obtinha 130 cv e um 0-100 km/h em 10 segundos, uma performance impressionante para um sedan executivo da época. O câmbio Getrag 242 de 4 marchas foi a escolha inicial, com a opção de uma transmissão de 5 marchas disponível nas versões posteriores.
Nossa BMW 520i E12 1973 foi produzida ainda na fábrica de Munique em 6 de julho de 1973 e apresenta-se muito bem conservada, com pouco mais de 105 mil quilômetros. Finalizada originalmente em Riviera Blau, possui hoje uma pintura antiga em prata. Com seu interior azul, mantém os bancos, forrações de porta, teto e porta-malas originais. Tanto o painel quanto o console estão em excelente estado, com grande parte das funcionalidades operacionais. Possui opcionais originais de fábrica, como ar-condicionado, teto solar elétrico e direção hidráulica. Frisos e borrachas estão em bom estado, assim como os faróis dianteiros Hella e as rodas BBS.
Após adquiri-la em 2020, o atual proprietário reformou o motor com peças importadas da empresa alemã Wallothnesch e mão de obra especializada. Uma vez pronta, a utilizou como daily driver por alguns anos, participando de passeios e rallyes de regularidade, como as Mil Milhas Brasileiras do MG Club em 2023. Reformou também diversos itens para torná-la confiável, como a injeção mecânica Kugelfischer, o eixo cardan, motor de arranque, entre outros. Tudo isto torna nossa BMW um carro extremamente prazeroso de se dirigir.