O uso de turbos em carros de rua era uma inovação ousada na década de 1970, e a Porsche foi uma das pioneiras nesse campo. Após o lançamento do BMW 2002 Turbo, a Porsche respondeu decisivamente com seu 930 Turbo, trazendo a tecnologia testada nas pistas diretamente para as ruas. Inspirado nos carros de corrida como o 917/10 e o 917/30, que dominaram as competições Can-Am com seus motores turboalimentados, o 930 surgiu para atender a homologações da FIA, necessárias para competições como o Grupo 4. O desafio da Porsche foi adaptar o turbo para um carro de rua, mantendo o desempenho brutal enquanto tornava o veículo mais controlável. A primeira versão do 930, lançada em 1975, ganhou a reputação de “Widowmaker”, devido à sua entrega de potência repentina e à difícil dirigibilidade. Porém, com o tempo, a Porsche refinou o conjunto e, na segunda geração lançada em 1978, introduziu o motor 3.3L com intercooler, melhorando a suspensão, os freios e a estabilidade geral.
A versão de 1983 da Porsche 930 Turbo, parte dessa segunda geração, trouxe avanços significativos. O motor 3.3L flat-six turboalimentado produzia impressionantes 300 cv a 5.500 rpm, com torque de 412 Nm a 4.000 rpm, levando o carro de 0 a 100 km/h em menos de 5 segundos. A suspensão ajustada, com barras estabilizadoras maiores e amortecedores reforçados, proporcionava uma dirigibilidade mais estável, enquanto os freios, herdados do Porsche 917 de corrida, garantiam um poder de frenagem eficiente. O interior, por sua vez, refletia o luxo esperado de um superesportivo da Porsche, com acabamento em couro, painel completo de instrumentos e o clássico volante esportivo. O icônico “whale tail” (cauda de baleia) permanecia como assinatura visual, junto com os para-lamas alargados e as rodas Fuchs, simbolizando o poder e o estilo inigualáveis do 930.
O impacto da Porsche 930 Turbo no mundo dos esportivos foi imenso. Ela pavimentou o caminho para outros modelos turboalimentados da marca, como o 924 Turbo e futuras versões do 911 Turbo, solidificando ainda mais a Porsche como referência no segmento de supercarros. Mais do que um carro, o 930 tornou-se um ícone cultural, o sonho de consumo de muitos entusiastas na década de 1980. A popularidade do 930 ajudou a transformar o nome “Turbo” em sinônimo de desempenho máximo, e seu design, com linhas agressivas e o aerofólio marcante, permanece entre os mais reconhecidos e desejados até hoje.
Nosso Porsche 911 Turbo C0upe (930) 1983 tem 28.913 milhas originais e está finalizado na clássica cor Guards Red, mantendo a pintura original em bom estado. O interior, também original de fábrica, é revestido em couro bege acinzentado, com o painel em excelentes condições e o sistema de ar-condicionado original em pleno funcionamento. Também possui opcionais de fábrica como assentos esportivos, teto solar elétrico e diferencial blocante. Recentemente, foi revisada por completo em uma oficina especializada no modelo, incluindo a substituição da embreagem. Em ótimo estado geral, o carro mantém seus vidros originais, lanternas em bom estado e as icônicas rodas Fuchs de 16 polegadas. Nosso Porsche está em excelentes condições de dirigibilidade, tendo participado das Mil Milhas Brasileiras do MG Club do Brasil em 2022. Acompanha o certificado de originalidade da fábrica.