O Alfa Romeo 164 foi lançado no Salão de Frankfurt em 1987, já sob a administração da Fiat, mas com desenvolvimento inteiramente realizado pela Alfa Romeo. Para o desenvolvimento da plataforma, denominada Tipo 4, a Alfa Romeo se juntou à Fiat, Lancia e Saab, trazendo para o projeto o estúdio Italdesign, do renomado Giorgetto Giugiaro. O Alfa Romeo 164 apresentava uma variedade de motores, dos quais se destacava o motor V6 Busso, uma obra-prima da engenharia italiana que vinha sendo refinada desde seu lançamento em 1979. Combinado a uma carroceria desenhada pela Pininfarina, o 164 trazia linhas modernas e elegantes, posicionando-se como uma italiana frente a concorrentes como BMW Série 5 e Mercedes-Benz Classe E. Foi o primeiro Alfa Romeo a fazer uso extensivo de design assistido por computador para calcular tensões estruturais e garantir a rigidez, além de eliminar os problemas de ferrugem que persistiam nos carros da marca até então. Com um sucesso considerável, principalmente no mercado europeu, o 164 marcou a transição para uma nova geração de veículos da marca.
No Brasil, o Alfa Romeo 164 foi importado oficialmente pela Fiat, dona da Alfa Romeo, em 1990. Custando US$ 135.000,00 na versão de entrada, o modelo conferia grande status aos seus proprietários. No entanto, a Fiat não soube explorar todo o potencial do 164 no país, falhando na oferta de assistência técnica e em estabelecer uma rede de concessionárias eficaz, o que prejudicou seu desempenho no mercado brasileiro, apesar de sua qualidade mundialmente reconhecida.
Nossa Alfa Romeo 164 3.0 V6 1993 é um carro íntegro, tendo passado por uma extensa revisão pelo atual proprietário. As notas somam mais de R$ 54.000,00 em serviços realizados em oficinas especializadas, que incluíram desde a troca da correia dentada até a instalação de um câmbio novo, original Alfa Romeo, ainda na caixa. O veículo também passou por uma recente revisão no sistema de ar-condicionado. Está equipado com um motor Busso V6 12V de 2.959 cc, câmbio manual, teto solar, rádio Alpine, cortina no vigia traseiro e as desejadas rodas Speedline 16’’ da Alfa Romeo 164 Q4. O carro está em pleno funcionamento, oferecendo a prazerosa dirigibilidade esperada de um V6 com câmbio manual. Acompanha o manual do proprietário, os manuais de assistência e todas as notas de serviços dos últimos anos.