A Mercedes-Benz 500 SEC foi lançada em setembro de 1981 no Salão Internacional de Frankfurt, após oito anos de desenvolvimento, iniciado em 1973. Parte da série W126, este foi o primeiro coupé derivado da Classe S, projetado sob a supervisão do renomado designer Bruno Sacco. O design inovador incluía janelas sem moldura e a ausência da coluna B, criando um visual limpo e moderno, além de reforçar a esportividade de um carro de grande porte. O desenvolvimento da 500 SEC foi fortemente influenciado pelas necessidades de maior eficiência de combustível e melhor desempenho aerodinâmico, resultantes da crise do petróleo nas décadas de 70 e 80. Para isso, a carroceria utilizou materiais leves, como ligas de alumínio, e o coeficiente de arrasto foi reduzido para 0,34, proporcionando um melhor desempenho e economia de combustível.
A 500 SEC foi equipada com um motor V8 de 5.0 litros, capaz de produzir 231 cavalos de potência, tornando-se a versão mais potente da linha SEC no momento de seu lançamento. Outra opção de motorização era a 380 SEC, com um V8 de 3.8 litros, que oferecia uma alternativa de menor potência e consumo. O motor era acoplado a uma transmissão automática de quatro velocidades com controle eletrônico, que ajustava as trocas de marcha conforme o estilo de condução, otimizando a performance e a experiência ao volante.
Além das melhorias no desempenho, a 500 SEC trouxe sistemas avançados de segurança para a época, como freios ABS, controle de tração e uma suspensão hidropneumática opcional que ajustava automaticamente a altura do veículo para melhorar a dirigibilidade em terrenos irregulares. A segurança foi uma prioridade no design, com zonas de deformação programada para absorver impactos em colisões frontais e laterais, além da oferta de airbags opcionais.
Nossa Mercedes-Benz 500 SEC 1982 é um verdadeiro cruzador alemão, descendente direta da icônica “Charuto”. Finalizada na cor original Silver Blue Metallic, conforme a plaqueta, o interior azul escuro mantém o padrão original e está em ótimas condições. O painel encontra-se em bom estado, com todos os instrumentos e funcionalidades em pleno funcionamento, incluindo o rádio Becker Grand Prix. O veículo conta com uma série de opcionais de fábrica, como teto solar elétrico, controle de velocidade, aquecimento nos bancos, limpadores de faróis e controle automático de temperatura. Além disso, os vidros laterais e o vigia traseiro são da marca Sekurit, e os faróis e lanternas permanecem originais. Com 96 mil quilômetros no odômetro, o motor V8 de 5.0 litros de 231 cavalos de potência, oferece excelente desempenho e proporciona ótima dirigibilidade.