A série Mercedes-Benz R107 foi lançada em 1971 com o modelo 350 SL, estabelecendo uma nova visão de mercado para a Mercedes-Benz, que buscava expandir a linha SL com um roadster mais potente e seguro. Projetada sob a liderança de Hans Scherenberg , a série trouxe pela primeira vez um motor V8 à linha SL. Diversas inovações de segurança foram implementadas na forma de aprimoramentos estruturais, baseados no conceitos de Béla Barényi, que representaram um marco para a Mercedes-Benz. Com sua construção robusta e visual clássico, o R107 rapidamente alcançou sucesso, especialmente nos Estados Unidos, onde a demanda por verdadeiros GTs, potentes e confortáveis, estava em crescimento.
Ao longo de sua produção, a R107 foi oferecida em várias versões, incluindo opções de motores de seis e oito cilindros, como os modelos 280 SL, 350 SL, e 450 SL. A partir de 1979, a Mercedes adotou uma nova abordagem de eficiência, lançando motores V8 em alumínio para reduzir o peso e o consumo de combustível, em resposta à crise do petróleo. Apresentado no Salão de Genebra de 1980, o 500 SL foi aprimorado e alinhado as nova classe “S” W126. Contava com o motor M117 de 5.0 litros, desenvolvendo 237 cv e proporcionando aceleração de 0-100km/h em 7.8 segundos, com velocidade máxima de 225 km/h. Além disso, o câmbio automático foi aprimorado de três para quatro marchas e o capô e porta-malas traseiros foram aliviados utilizando metais leves. Pode-se dizer que a 500 SL R107 em sua versão europeia é mais desejada entre colecionadores, mantendo as linhas originais, sem intervenções dos parachoques americanos das 560 SL.
Nossa Mercedes-Benz 500 SL 1982 passou por uma restauração nut & bolt realizada por um dos profissionais mais conceituados da marca no Brasil. Importada via consulado (Arábia Saudita), atualmente com 52.000 km no odômetro, foi inteiramente restaurada nos padrões internacionais sem que nenhum custo fosse poupado. Possui amplo registro fotográfico da restauração, além de todas as notas de serviço. Finalizada na sua cor original, Blue Metallic (932O), com interior também original em couro cinza (238) e capota de lona marinho, esta 500 SL vem equipada com rodas Brands Hatch aro 15” e capota rígida removível. Conta com opcionais como diferencial blocante, sistema de freios ABS e ar-condicionado com climatização automática, recursos avançados para a época. Acompanha manual, chave reserva, 4ª via de importação e Becker México original. Esta 500 SL é o exemplar ideal para colecionadores exigentes que buscam uma Mercedes clássica e meticulosamente restaurada em sua configuração original.