Apresentada ao público em 1968, a Alfa Romeo 1750 GTV (Gran Turismo Veloce) teve sua produção iniciada na fábrica de Arese um ano antes, junto à versão Berlina e Spider que compunham a lendária série 105 da marca milanesa. Uma evolução direta da Alfa Romeo Giulia Sprint GT (conhecida por “Scalino”), trazia um motor maior, melhorias na dirigibilidade e linhas mais refinadas do desenho original, feito por um jovem Giorgetto Giugiaro ainda no Studio Bertone. Com uma vocação naturalmente esportiva, a versão coupê serviu de base para a GTA – Gran Turismo Alleggerita, vista inúmeras vezes sendo vitoriosa nos principais campeonatos e circuitos europeus de carros esportivos. No Brasil, os carros foram importados pela Jolly, uma concessionária Alfa Romeo (e equipe de competições) que juntava multidões para ver seus esportivos italianos na Rua da Consolação.
A “prima serie” da Alfa Romeo 1750 GTV é considerada por muitos o desenho mais equilibrado da série. Além de uma grade redesenhada com quatro faróis ao invés dos dois presentes na antiga Scalino, trazia detalhes como bancos dianteiros assinados pela Zagato – flying buttress, piscas dianteiros integrados ao para-choque e um emblema do simbólico quadrifoglio em dourado compunham essa nova geração de Alfas. Sob o capô, o motor de 1.779 cc, quatro cilindros em linha com duplo comando de válvulas, entregava 118 bhp e 137 lb/ft de torque, alimentado por dois carburadores de corpo duplo (sejam Weber, Solex ou Dell’Orto – qual estivesse na estante no momento de montagem). Esse conjunto era acoplado a uma transmissão manual de cinco velocidades, garantindo trocas precisas, enquanto a suspensão dianteira independente com barras de torção e a traseira com eixo rígido e molas helicoidais ofereciam dirigibilidade ímpar e contagiante, assegurada por freios a disco nas quatro rodas.
Nossa Alfa Romeo GTV 1750 1968 é finalizada em Giallo Ocra com interior preto, preservando seus bancos flying buttress cobertos pelo tecido original de fábrica. Foi inteiramente restaurada no Rio Grande do Sul e apresenta sua carroceria alinhada com todos os frisos e adornos em bom estado. Os vidros laterais e o vigia traseiro são originais, junto com os seus piscas dianteiros e lanternas traseiras “altissimo“. O interior está em bom estado geral, incluindo seu painel, coberto em couro, que preserva os instrumentos originais e é acompanhado de um rádio Blaupunkt de época. Sua mecânica foi inteiramente reformada, contando com menos de 900 km desde o término dos serviços, e acompanhada de dois carburadores Weber. Esta Alfa está com uma excelente dirigibilidade e demonstra-se um carro extremamente prazeroso.