Lançado em 8 de dezembro de 1982, o Mercedes-Benz W201, conhecido como 190 e 190E (E de Einspritzung, ou injeção de combustível), foi o primeiro modelo da Mercedes a competir diretamente com o BMW Série 3 e Audi 80 no segmento de sedãs compactos. Desenvolvido com um orçamento de mais de 600 milhões de libras, o W201 foi o resultado de quase uma década de pesquisa e refinamento, com foco em qualidade e segurança excepcionais. Em seu lançamento, os primeiros modelos disponíveis foram o 190, com motor 2.0 de carburador que produzia 90 cv, e o 190E, equipado com injeção mecânica de combustível, elevando a potência para 122 cv. Disponível também em versões ecléticas, como o 190D “whisper diesel”, um dos primeiros carros de passageiros com isolamento de som, o W201 atendia a uma grande variedade de clientes. No Salão Internacional de Frankfurt de 1985, a Mercedes introduziu duas novas versões: o motor de quatro cilindros para a 190E 2.3 e o de seis cilindros na 190E 2.6, que rapidamente ganharam popularidade.
Em 1983, a Mercedes lançou a versão esportiva 190E 2.3-16 Cosworth, equipada com um motor de 2.3 litros e 16 válvulas desenvolvido pela Cosworth, atingindo a impressionante marca de 185 cv. Com a introdução dessa versão, a Mercedes estabeleceu recordes em resistência no circuito de Nardò, na Itália, percorrendo 50.000 km em 201 horas. Esse feito comprovou a robustez e confiabilidade do modelo, colocando-o em destaque no cenário automotivo. A Mercedes então concentrou esforços no Deutsche Tourenwagen Meisterschaft (DTM), onde o modelo conquistou grande sucesso. O “Cossie”, como ficou conhecido, venceu o campeonato de construtores em 1991 e trouxe o primeiro título de pilotos para a Mercedes em 1992.
Essas inovações mecânicas e aerodinâmicas deram ao W201 o status de “superdimensionado”, sendo o primeiro modelo da Mercedes a usar aço de alta resistência e a suspensão traseira independente five-link, que se tornou padrão em modelos posteriores. O 190E permaneceu em produção até 1993, quando foi substituído pelo W202, mas deixou um legado duradouro de qualidade e desempenho que consolidou a Mercedes-Benz no mercado de sedãs compactos de luxo e nas competições, abrindo caminho para as gerações seguintes da Classe C.
Nossa Mercedes-Benz 190E 2.3 1992 apresenta-se em raríssimo estado de conservação, mostrando apenas 106.600 km no odômetro. Finalizada na cor Brilliant Silver Metallic traz raros opcionais de fábrica como: interior original em couro preto em excelente estado, indicadores laterais e limpadores de farol. Seu motor de 2.3L está acoplado a um câmbio automático de 4 marchas. O painel tem todos seus instrumentos e comandos em pleno funcionamento, incluindo um rádio Becker CD e o teto solar. Apresenta os adesivos de concessionária na coluna da porta do motorista. Está equipada com 4 pneus Michelin novos. Foi certificada com 98 pontos de placa preta pela FBVA, em clube filiado dedicado a marca. Possui manual e chave reserva. Esta 190E 2.3 apresenta excelente dirigibilidade e está apta aos mais criteriosos colecionadores.