A Triumph Motor Company, embora hoje famosa por suas motocicletas, tem uma história rica que começou no final do século XIX em Londres, com a produção de bicicletas. Em 1902, a empresa lançou sua primeira motocicleta utilizando motores belgas Minerva, e logo após a Primeira Guerra Mundial, em 1923, passou a produzir automóveis sob a marca Triumph Motor Company. No entanto, dificuldades financeiras levaram à venda da divisão de automóveis para a Standard Motor Company, que mais tarde desenvolveu modelos icônicos, como a série TR. Em 1956, a até então Standard-Triumph havia iniciado uma parceria com um tal de Giovanni Michelotti. Na época, o italiano ainda trabalhava para a marca como freelancer e veio apenas inaugurar o Studio Michelotti em 1959.
Já em 1960, a Triumph foi adquirida pela Leyland Motors Ltd, escanteando projetos anteriores em função de uma reorganização da marca. Entretanto, um dos desenhos de Michelotti, mais especificamente um protótipo chamado “Bomb”, foi redescoberto em 1961 e rapidamente evoluiu para o Triumph Spitfire 4, lançado no London Auto Show de 1962. Em paralelo, Michelotti criou um protótipo de GT baseado no Spitfire, que acabou sendo descartado devido ao peso excessivo. No entanto, em 1964, a Triumph reviveu o projeto para competir em Le Mans, redesenhando a carroceria em fibra de vidro e conseguindo um excelente desempenho nas 24 Horas de Le Mans de 1965, o que impulsionou o desenvolvimento do Triumph GT.
Em 1966, o Triumph GT6 foi finalmente lançado, equipado com um motor de 6 cilindros em linha de 1.996 cc, derivado do Triumph Vitesse. O carro, que entregava 95 hp e pesava apenas 864 kg, teve uma recepção positiva, embora tenha sido criticado pela suspensão traseira antiquada, que tornava o manuseio difícil em altas velocidades. Para resolver esses problemas, a Triumph introduziu o GT6 MkII em 1968, que trouxe melhorias significativas na suspensão e um motor aprimorado, agora com 104 hp. Essas mudanças resultaram em melhor desempenho, com o carro alcançando uma velocidade máxima de 172 km/h e uma aceleração de 0 a 97 km/h em apenas 10 segundos, solidificando seu sucesso no mercado como um esportivo compacto e ágil.
Nosso Triumph GT6 1972 é da terceira e última versão da carroceria, lançada em 1970, que incorporava inovações alinhadas às tendências de design da época, como a adoção da Kamm tail. Restauração antiga, serviu ao seu atual proprietário por vários anos como um excelente daily driver. Ele é finalizado em uma pintura bronze com interior preto no padrão original de fábrica, muito bem conservado. O painel em madeira, típico dos esportivos britânicos da época, está em ótima condição, com todos os instrumentos em pleno funcionamento. Apresenta lanternas originais Lucas, com os vidros laterais e o vigia traseiro Triplex, além de um jogo de rodas de época American Racing Spectre.
Debaixo do capô, encontramos seu motor original, acompanhado de sua dupla carburação S.U., recentemente revisada. O carro funciona normalmente e está extremamente prazeroso de se dirigir.