Inventário

BMW 2002 Tii 1974

R$225.000,00
Finalizada em Malaga com interior em couro bege, apresenta-se em bom estado geral. Seu motor de 4 cilindros injetado Kugelfischer desenvolve 130hp acoplados a um câmbio manual dogleg de 5 marchas.
Cor interna:
BEGE
Cor externa:
MALAGA
Câmbio:
MANUAL 5 MARCHAS DOGLEG

Lançada em março de 1966 no Salão de Genebra, a BMW 1600-2 (com o sufixo “-2” se referindo ao número de portas) marcou o início da Série 02, uma linha de carros compactos e esportivos amplamente elogiados pela crítica internacional. O design foi encabeçado por Georg Bertram e Manfred Rennen, sob a supervisão do lendário Wilhelm Hofmeister, trazendo uma carroceria de duas portas sobre um veículo 25 cm mais curto e significativamente mais leve que os sedãs da Neue Klasse, nos quais era baseado. Equipado inicialmente com o motor M10 de 1.6 litros, entregava 85 cv, proporcionando uma experiência de condução ágil e envolvente. A Série 02 rapidamente se destacou no mercado europeu, consolidando a reputação da BMW por produzir carros esportivos compactos, embora não tenha sido homologada em seu lançamento para o mercado americano.

Em 1968, surgiu o BMW 2002 (2000-2), que derivava diretamente do 1600-2, mas trazia um motor de 2.0 litros. Seu surgimento está ligado a uma história peculiar: o diretor de planejamento de produtos da BMW, Helmut Werner Bönsch, e o projetista do motor M10, Alex von Falkenhausen, haviam modificado suas 1600-2 pessoais, instalando o motor 2.0 litros. Quando perceberam que ambos haviam feito a mesma alteração, apresentaram uma proposta conjunta à diretoria da BMW para lançar uma versão oficial com o motor ampliado. Na mesma época, o importador americano Max Hoffmann pressionava a BMW por uma versão esportiva que pudesse ser vendida nos EUA, atendendo às regulamentações de emissões e mantendo o apelo dinâmico. Assim, o 2002 foi lançado com duas configurações: o modelo base com carburador simples (100 cv) e o 2002 ti, equipado com dois carburadores Solex que entregavam 120 cv. Não é à toa que a Série 02 da BMW foi apelidada mundialmente pela crítica como “The Ultimate Driving Machine”.

A versão mais marcante da Série 02, o 2002 tii, foi introduzida em 1971. O acréscimo de uma mera letra significava um carro muito mais elaborado – tii para touring international injection. Introduzia um motor com injeção mecânica Kugelfischer, válvulas maiores e taxa de compressão elevada, que produzia 130 cv e garantia aceleração linear, com velocidade máxima de 185 km/h. Para lidar com o desempenho aprimorado, o modelo recebeu freios reforçados, suspensão revisada com componentes mais robustos, rodas de maior diâmetro e uma embreagem mais resistente, disponível exclusivamente com câmbio manual Getrag, com opcional de quatro ou cinco marchas. A Série 02 sofreu um facelift em 1973, trazendo uma grade redesenhada, lanternas quadradas na traseira e um acabamento interno superior, indo de encontro com tendencias da época.

Nosso exemplar 2002 Tii 1974 é finalizado na clássica cor Malaga, com interior em couro bege, em ótimo estado de conservação, preservando seu motor original matching numbers. Está equipado com câmbio manual Getrag de 5 marchas dogleg, desejadas rodas Mahle de liga leve, teto solar, tradicional volante Petri de três raios, faróis e lanternas traseiras Hella e faróis de milha. O painel encontra-se em ótimo estado, com seus mostradores VDO e comandos em pleno funcionamento. Trata-se de um exemplar muito íntegro e prazeroso de conduzir, que apresenta suas marcas do tempo.

Enviar mensagem

BMW 2002 Tii 1974

R$225.000,00
Finalizada em Malaga com interior em couro bege, apresenta-se em bom estado geral. Seu motor de 4 cilindros injetado Kugelfischer desenvolve 130hp acoplados a um câmbio manual dogleg de 5 marchas.
Cor externa:
MALAGA
Cor interna:
BEGE
Motor:
2.0 I4
Câmbio:
MANUAL 5 MARCHAS DOGLEG
© 2024 – Todos os direitos reservados. Desenvolvido por GH PUBLICIDADE.