A Jaguar enfrentava grandes desafios nos anos 70, buscando um sucessor à altura do lendário E-Type. Em um período de dificuldades financeiras e incerteza global, a marca precisava desesperadamente não apenas de um carro marcante, mas também lucrativo. Protótipos de um coupé e um conversível, designados respectivamente XJ27 e XJ28, foram desenhados por Malcolm Sayer com supervisão de Sir William Lyons. Enquanto o conversível foi inviabilizado por excessivos custos de desenvolvimento, o Jaguar XJS, na sua versão coupé, foi lançado em 1975. Rompia com o estilo curvilíneo do E-Type e trazia um design mais angular e moderno, à frente de seu tempo. Apesar de ser uma aposta arriscada, o carro foi pensado para competir no mercado de grand tourers, sendo um carro mais luxuoso e refinado, capaz de se destacar entre rivais como Aston Martin, Jensen Interceptor e Mercedes SL.
Apesar do sucesso do XJS coupé, a ausência de uma versão conversível foi uma lacuna sentida pela Jaguar. Pequenas empresas de conversão, como a Lynx no Reino Unido e a Hess & Eisenhardt nos Estados Unidos, começaram a produzir suas próprias versões abertas, sinalizando uma forte demanda de mercado. Em resposta, a Jaguar lançou em 1983 o XJS cabriolet como uma solução temporária. Esse modelo, embora mais fácil de desenvolver do que um conversível completo, ainda era caro e complexo, pois dependia de carrocerias inacabadas enviadas para conversão pela Park Sheet Metal, de Coventry. Mesmo assim, mais de 5.000 unidades foram vendidas até 1987, mostrando que havia um interesse considerável por um conversível verdadeiro.
Finalmente, em 1988, a Jaguar atendeu às expectativas ao lançar o XJS Convertible, um modelo desenvolvido de forma adequada para o segmento. A parceria com a empresa alemã Karmann foi fundamental para a criação de uma capota elétrica inovadora e o reforço estrutural necessário para manter o desempenho e a segurança do carro. O conversível recebeu uma série de melhorias, incluindo 108 novos painéis e modificações em 48 componentes para aumentar a rigidez da carroceria. Equipado com o renomado motor V12 de 5.3 litros, que gerava 299 cv, o XJS Convertible entregava uma experiência de condução refinada, característica dos grand tourers de luxo. A recepção calorosa por parte do público e da crítica impulsionou as vendas, consolidando o modelo como um dos carros mais bem-sucedidos da Jaguar.
Nosso Jaguar XJS Convertible 1989 está muito bem conservado, desde zero no Brasil conta com 23.370 milhas no odômetro. Finalizado em sua cor de fábrica Glacier White, com o interior também original em Isis Blue, em bom estado. Foi amplamente utilizado pelo atual proprietário em longas viagens e em diversos eventos, demonstrando ser um automóvel confiável. A injeção foi recentemente revisada em oficina especializada, assegurando o suave funcionamento do motor V12. Além disso, conta com um novo compressor de ar-condicionado. A capota elétrica funciona perfeitamente e está em ótimo estado geral, também acompanha uma capota marítima. Os vidros, faróis e lanternas são todos originais. O carro possui toda a documentação desde zero, incluindo o recibo de importação, IPVAs, notas de manutenção, chave reserva, catálogos de peças, manuais do proprietário e muito mais. Nosso Jaguar está pronto para ser desfrutado com tranquilidade e segurança.