Na segunda metade de 1970, o Volkswagen Fusca 1300, carinhosamente apelidado de “segunda série”, incorporou mudanças visuais e funcionais importantes em relação à primeira série, que carregava um visual mais tradicional. Entre as principais atualizações estão os para-choques redesenhados com perfil mais robusto, as novas lanternas traseiras bicolores com luz de ré integrada, a alça do capô com trava de segurança, além do painel com grade preta e porta-luvas também em preto — diversas dessas mudanças foram incorporadas do modelo 1500, apresentado no mesmo ano. Com a produção nacional consolidada, o Fusca 1300 era, na época, o carro mais querido do país, conquistando famílias, trabalhadores e entusiastas por igual.
Nosso Fusca 1300 1970 – segunda série – se destaca por ser um carro extremamente original e conservado. Nunca restaurado, ele preserva grande parte de seus acabamentos originais, incluindo o interior em excelente estado, equipado com encostos de cabeça Capas Copacabana de época. O rádio Volkswagen Topázio está em pleno funcionamento, assim como o painel com todos os mostradores e botões originais. Está equipado com rodas Mangels calçadas com pneus radiais do Fusca Itamar, e também acompanha o jogo completo de rodas originais com sobrearos da época, prontos para uma configuração fiel à saída de fábrica.
Mecanicamente, o motor passou por retífica completa há cerca de 4.500 km, utilizando componentes Mahle originais, e o sistema foi todo revisado: freios novos e mangueiras substituídas, assegurando um primoroso funcionamento mecânico. Adicionando à lista de acessórios, possui um jogo de faróis de milha Cibié Super Oscar originais, itens de época que acompanham nota fiscal de compra junto à Cibié.
Atualmente na sua terceira proprietária, apresenta toda a história desde zero conhecida. Nosso Fusca foi aproveitado em estradas, provas de regularidade no Sul do país e viagens internacionais até a Argentina, mais um demonstrativo de sua confiabilidade e excelência mecânica.