Lançada em março de 1966 no Salão de Genebra, a BMW 1600-2 (com o sufixo “-2” se referindo ao número de portas) marcou o início da Série 02, uma linha de carros compactos e esportivos amplamente elogiados pela crítica internacional. O design foi encabeçado por Georg Bertram e Manfred Rennen, sob a supervisão do lendário Wilhelm Hofmeister, trazendo uma carroceria de duas portas sobre um veículo 25 cm mais curto e significativamente mais leve que os sedãs da Neue Klasse, nos quais era baseado. Equipado inicialmente com o motor M10 de 1.6 litros, entregava 85 cv, proporcionando uma experiência de condução ágil e envolvente. A Série 02 rapidamente se destacou no mercado europeu, consolidando a reputação da BMW por produzir carros esportivos compactos, embora não tenha sido homologada em seu lançamento para o mercado americano.
Em 1968, surgiu o BMW 2002 (2000-2), que derivava diretamente do 1600-2, mas trazia um motor de 2.0 litros. Seu surgimento está ligado a uma história peculiar: o diretor de planejamento de produtos da BMW, Helmut Werner Bönsch, e o projetista do motor M10, Alex von Falkenhausen, haviam modificado suas 1600-2 pessoais, instalando o motor 2.0 litros. Quando perceberam que ambos haviam feito a mesma alteração, apresentaram uma proposta conjunta à diretoria da BMW para lançar uma versão oficial com o motor ampliado. Na mesma época, o importador americano Max Hoffmann pressionava a BMW por uma versão esportiva que pudesse ser vendida nos EUA, atendendo às regulamentações de emissões e mantendo o apelo dinâmico. Assim, o 2002 foi lançado com duas configurações: o modelo base com carburador simples (100 cv) e o 2002 ti, equipado com dois carburadores Solex que entregavam 120 cv. Não é à toa que a Série 02 da BMW foi apelidada mundialmente pela crítica como “The Ultimate Driving Machine”.
A Série 02 se destacou pela ampla gama de carrocerias oferecidas, incluindo o Touring (uma versão hatchback de três portas introduzida em 1971), o Cabriolet completo, e o Top Cabriolet Baur, que combinava uma capota rígida fixa com janelas removíveis. O Touring foi particularmente inovador, mas enfrentou vendas limitadas. A Série 02 também deu origem ao icônico 2002 Turbo, lançado em 1973 como o primeiro carro europeu de produção em série com motor turboalimentado. Equipado com o motor M10 2.0 litros, entregava 170 cv e apresentava detalhes como o spoiler dianteiro e os adesivos “Turbo” invertidos, destacando seu caráter agressivo e inovador.
A versão mais marcante da Série 02, o 2002 tii, foi introduzida em 1971. O acréscimo de uma mera letra significava um carro muito mais elaborado – tii para touring international injection. Introduzia um motor com injeção mecânica Kugelfischer, válvulas maiores e taxa de compressão elevada, que produzia 130 cv e garantia aceleração linear, com velocidade máxima de 185 km/h. Para lidar com o desempenho aprimorado, o modelo recebeu freios reforçados, suspensão revisada com componentes mais robustos, rodas de maior diâmetro e uma embreagem mais resistente, disponível exclusivamente com câmbio manual Getrag, com opcional de quatro ou cinco marchas.
Nossa 2002 tii foi configurada na rara tonalidade Tundra Mid Green Metallic (068) com interior original de fábrica na cor bege, em ótimo estado. Este exemplar é do último ano de produção do modelo rounded taillights, uma das versões mais desejadas da Série 2002. Equipada com câmbio Getrag Dogleg de 5 velocidades, conta com diversos opcionais, como teto solar, faróis auxiliares, volante Momo Protótipo e rádio BMW Bavaria. Seu painel está em perfeito estado, assim como suas rodas Cromodora, que estão calçadas com pneus Dunlop novos. Recentemente, passou por uma extensa revisão, onde foram trocados diversos itens, como mangueiras, correias, discos de freio e bateria. Este exemplar está extremamente preservado e original, possuindo vasto histórico de manutenção e documentação. Acompanha chave reserva e manual do proprietário.